top of page

WAGGGS realiza Treinamento de Advocacy no Brasil


No centro Zoe Carletide, Gerente do Programa U-Report, à direita Jean-Ann Ndow, Gerente de Advocacy, e à esquerda o intérprete


Nos dias 21 e 22 de outubro de 2017, representantes da Federação de Bandeirantes do Brasil tiveram a oportunidade de participar do Treinamento de Advocacy ministrado por Zoe Carletide e Jean-Ann Ndow, da Equipe de Advocacy da Associação Mundial de Bandeirantes (WAGGGS).


A ação, que aconteceu na Sede Nacional da FBB, consistiu em repassar as diretrizes da WAGGGS e esclarecer conceitos como Advocacy, Ação Comunitária e Sensibilização (contextos de similaridade e diferenças), tendo como foco a campanha Vozes Contra a Violência. Por meio de atividades interativas e divertidas entre as sessões, os participantes fizeram exercícios em grupos sobre os passos para desenvolver e implementar campanha de Advocacy e estratégias de comunicação.

Apresentação do U-Report Brasil – Representante do UNICEF – Rio de Janeiro


Na ocasião, foi feita a apresentação do U-Report, programa de participação de adolescentes e jovens desenvolvido pelo UNICEF, que usa SMS e Redes Sociais para reinvidicar por seus direitos e fortalecer a sua voz. A iniciativa surge no Movimento Bandeirante através de uma parceria estratégica com a WAGGGS por se tratar da maior organização feminina mundial, cujo objetivo é garantir que a voz das meninas seja ouvida, inclusive para se pronunciar contra a violência de gênero.


Além de aprender sobre como funciona esta tecnologia, os participantes esclareceram dúvidas sobre o processo de participação dos adolescentes e jovens em consultas sobre temas de seus interesses, inclusive como a instituição pode com o uso de plataformas como U-Report, criar campanha de Advocacy sobre temas ligados a políticas públicas que serão levados para os tomadores de decisão na tentativa de influenciar a agenda pública.


Participaram deste evento 20 pessoas incluindo membros do Conselho Diretor Nacional e dos Conselhos Diretores Estaduais, funcionários do Escritório Nacional e Escritórios Estaduais, voluntários adultos (Coordenadores Bandeirantes) e uma Bandeirante do Ramo Guia. Os Estados representados (Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo).


Em breve serão divulgadas informações da iniciativa e orientações do Nacional aos Estados e Núcleos Vinculados.

Foto Oficial – Primeiro Dia

Foto Oficial – Segundo Dia

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page