top of page
no-mundo-topo.jpg

Bandeirantismo Internacional

Conheça mais sobre a WAGGGS e o papel do Bandeirantismo no Mundo

WAGGGS.png

Em âmbito global, o Movimento Bandeirante é dirigido pela Associação Mundial de Bandeirantes (WAGGGS), que reúne 152 países totalizando mais de 10 milhões de membros em todo o mundo. Esses países, representados por suas organizações membros estão espalhados por cinco regiões geográficas: África, Ásia-Pacífico, Europa, Países Árabes e Hemisfério Ocidental para assegurar que a WAGGGS possa responder às necessidades de cada país.

 

O Brasil faz parte da Região do Hemisfério Ocidental, que reúne vários países da América do Norte, América Central, Caribe e América do Sul.

A Educação Internacional no Movimento Bandeirante

 

Por ser um movimento internacional de juventude, o Movimento Bandeirante se encontra em uma posição de promover o entendimento internacional e prepara seus membros para que vivam e trabalhem por um mundo melhor.

 

A WAGGGS acredita que isto pode ser construído através de projetos e atividades que deem oportunidades aos jovens de conhecerem outras culturas, de formarem laços de amizade e adquirirem atitudes para viver e trabalhar em diferentes realidades e culturas.

 

Neste sentido, a WAGGGS trabalha para desenvolver programas inovadores de educação não formal, desenvolvimento de liderança, Advocacy e ação comunitária e capacitar seus membros para que desenvolvam habilidades, competências e as habilidades necessárias para fazer a diferença em suas vidas, em suas comunidades e países.

Bandeirantes.jpg

A Associação Mundial de Bandeirantes e os Organismos Internacionais

 

A WAGGGS faz parte de uma rede de organizações internacionais que compartilham metas e objetivos similares. Ela integra ainda a coalização conhecida como The Big 6 alliance of Youth Organizations que engloba a Aliança Mundial de Associações Cristãs de Jovens (YMCA), Associação Cristã Mundial de Mulheres Jovens (YWCA), Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM), a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) e Fundação do Prêmio Internacional do Duque de Edimburgo. Juntas, essas organizações contribuíram para a educação não formal de mais de um bilhão de jovens durante o século passado.

 

Reconhecida e respeitada por seu trabalho com organizações nacionais e internacionais e programas, a WAGGGS conta ainda com uma equipe de representantes nas agências da ONU (Organização das Nações Unidas), nas cidades:

 

  • Em Nairóbi, uma equipe da WAGGGS trabalha com o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente);

  • Em Roma, uma equipe trabalha junto a FAO (Órgão das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação);

  • Em Paris, uma equipe trabalha com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em questões sobre a educação, a paz e a ciência;

  • Em Genebra e Nova York, onde se encontram os principais escritórios da ONU, as equipes abordam questões como os direitos da criança, os direitos humanos e questões ligadas à mulher, e trabalham com outras agências, como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a ONUSIDA (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre VIH/SIDA) com questões referentes ao HIV/Aids.

Os Centros Mundiais

 

O Movimento Bandeirante conta com cinco Centros Mundiais espalhados pelo mundo. Estes Centros oferecem aos Bandeirantes a oportunidade de fazer novos amigos, participar das diversas atividades que cada centro oferece, além de trabalhar o serviço com a comunidade local, conhecer a cultura do país e experimentar a forma de vida do Centro Mundial.

 

Cada Centro tem algo a oferecer: um programa anual de encontros ou treinamentos e atividades diferentes. As Organizações Membros são informadas com antecedência dos futuros programas dos Centros Mundiais e os membros do Movimento Bandeirante que desejarem ficar em um deles devem entrar em contato com suas Associações Nacionais para mais informações. O Setor Internacional está sempre enviando circulares aos Estados e Núcleos com estas oportunidades. Outra forma também de ficar por dentro das atividades oferecidas é através do acesso ao site da WAGGGS, nas páginas dos Centros Mundiais.

Conheça os Centros Mundiais!

Nosso Chalé (Our Chalet)

Está localizado entre os Alpes Suíços, em Oberland Bernés, e proporciona aos Bandeirantes a possibilidade de caminhar pelas montanhas, esquiar e muito mais.

 

O dinheiro para a construção do Nosso Chalé foi doado por uma americana chamada Helen Storrow e em 1932 este Centro foi inaugurado para que as pessoas de várias nacionalidades se reunissem para compartilhar e desenvolver a amizade e compreensão através dos desafios físicos que as montanhas oferecem.

 

Cada ano, Nosso Chalé se concentra em um tema trienal. Os hóspedes são convidados a participar no planejamento do programa. Todos os Bandeirantes maiores de 12 anos estão convidados a participar dos programas internacionais do Centro. Nosso Chalé dá as boas-vindas a pessoas, grupos e famílias em férias de verão e inverno. Além do edifício original do Nosso Chalé há outros menores e também um local para acampar no verão.

  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram

Pax Lodge

Está localizado em Londres, na Inglaterra, e junto com o Escritório Mundial, formam o Centro Olave, sonho de Lady B-P, Chefe Mundial do Movimento Bandeirante. Este Centro Mundial Bandeirante foi fundado em 1939 com o nome de Nossa Arca. Em 1963, passou a chamar-se Olave House e após sua mudança definitiva em 1991, passou a chamar Pax Lodge. Este nome foi dado para homenagear Baden-Powell, que usou a palavra paz em latim, pax, nas suas duas casas, Pax Hill - na Inglaterra e Paxtu - no Kenia. Lodge quer dizer alojamento.

 

Este Centro oferece uma série de programas e seminários com enfoque em temas atuais ou aspectos históricos e culturais de Londres. Oferece também programas especiais para líderes, Clã do Trevo, amigos do Pax Lodge e estas sessões tratam de temas sobre a Associação Mundial de Bandeirantes e a paz.

 

Pax Lodge é um lugar ideal para alojar-se durante as visitas a Londres. A equipe de programa está sempre disposta a ajudar a planejar e dar informação sobre lugares turísticos, teatros, museus e muitos eventos interessantes.

 

Todos são bem-vindos ao Pax Lodge sejam eles membros ou não da Associação Mundial de Bandeirantes já que o centro conta com um Hostel a preços especiais na baixa temporada e para grupos. Na visita ao Centro não deixe de apreciar o The Owl Room e o The London Room, onde é possível conferir uma grande coleção de memorabilia e itens históricos de Olave Baden-Powell e dos primeiros anos do Movimento.

  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

Nossa Cabana (Nuestra Cabaña)

Este Centro Mundial administrado pelas Guías de México está localizada em Cuernavaca, a uns 80 quilômetros da Cidade do México. Nossa Cabana abriu sua icônica porta azul, que saúda seus visitantes logo na entrada, conhecida como a ‘Porta da Chefe’ (doada por Lady Olave Baden-Powell) em julho de 1957 e conta com pequenas construções no estilo arquitetônico de cabañas mexicanas, belos jardins, áreas de acampamento e Fogo de Conselho, Sala de Conferência, uma piscina, uma área de esportes e acomoda até 108 pessoas, sendo o maior dos Centros Mundiais.

 

A missão da Nossa Cabana é ‘encorajar as crianças e jovens a viver a amizade e o entendimento internacional.’

 

O símbolo de Nossa Cabana está relacionado com a cidade de Cuernavaca que tem como símbolo a árvore, os três galhos da árvore simbolizam as três partes da promessa, o tronco simboliza a força do Movimento Bandeirante, as raízes representam as amizades conquistadas no Centro e a gota d’água tem dois significados: a existência de vida e a comunicação.

 

Nossa Cabana oferece programas de duração diversa para todos os membros da Associação Mundial maiores de 13 anos. A maioria dos programas é de oito dias. Os programas na Nossa Cabana diferem ao longo do ano e dependem das experiências e aptidões das pessoas a cargo do programa. As sessões para adultos são relacionadas a temas mexicanos. As sessões para as crianças estão principalmente dirigidas à amizade internacional, aos programas da WAGGGS e ao trabalho de equipe. A maior parte das sessões de amizade inclui também um tema secundário como: a paz, a comunicação, a compreensão mundial, entre outros.

 

Em todos os programas há um serviço comunitário. Os projetos de serviço deste Centro incluem: pintura de escolas, trabalho com órfãos, construção de casas (Operação Lâmina), trabalho com a terceira idade, plantação de árvores, entrega de roupas e preparação de artigos para os necessitados.

  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram

Sangam

Está localizado em Puna, na Índia. A palavra Sangam, em sânscrito, significa ‘caminhando juntos’. Aberto em 1966, é o quarto mais jovem dos quatro Centros Mundiais.

 

Sangam é um lugar seguro incrustado em uma região de rica história cultural e forte tradição em educação que oportuniza a reunião de todos os membros adultos e jovens da WAGGGS que queiram compartilhar experiências, culturas e tradições de seus países de origem.

 

Os programas incluem eventos internacionais centrados em assuntos relacionados às Nações Unidas, Bandeirantismo e intercâmbio cultural. Os eventos de Sangam ajudam os participantes a viver aspectos da Índia convivendo com os vizinhos de Sangam, visitando e participando de projetos comunitários.

 

Sangam também oferece eventos exclusivos para grupos de Bandeirantes. Os programas para grupos podem ter temas especiais como: educação, serviço à comunidade, informação sobre Sangam e a Índia, entre outros.

 

Sangam oferece um tour por suas dependências no qual os participantes podem aprender mais sobre a história do Centro e passeios gratuitos agendados com direito a um Pin de Sangam! O Centro possui também um geocache para aqueles que apreciam o hobby.

 

Sangam conta ainda com uma piscina, um salão, local para acampar e um rio para uma tranquila reflexão ou observação de pássaros.

  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

Kusafiri

Baseia-se na África. O Centro não tem localização fixa e muda de local para cada evento, criando experiências internacionais para meninas e mulheres jovens em diferentes países da África.

 

O Centro Mundial Kusafiri é o resultado de anos de discussão para trazer uma experiência do Centro Mundial para a África. Em 2010, na Conferência Regional da África, foi unanimemente acordado que o Comitê da África iria explorar as oportunidades para entregar experiências do Centro Mundial na África.

 

Em julho de 2011, durante a 34ª Conferência Mundial em Edimburgo, na Escócia, foi aprovada uma moção para criar um projeto piloto experimental de dois anos que poderia potencialmente levar à criação de um “quinto” Centro Mundial na Região da África.

 

O projeto foi avaliado com resultados e recomendações apresentadas na 35ª Conferência Mundial em Hong Kong em 2014. A conferência votou por unanimidade o quinto estudo do Piloto do Centro Mundial que comprovou a importância de estabelecer uma presença na África para sediar experiências internacionais do Centro Mundial, em linha com a Visão 2020 da WAGGGS. 

 

Em outubro de 2015, o quinto Centro Mundial recebeu seu novo nome, Kusafiri, que significa 'jornada' em suaíli.

  • Facebook
  • Twitter

Sua Aventura nos Centros Mundiais

 

Bem-vindo ao Pacote de Atividades para uma Aventura Internacional nos Centros Mundiais da WAGGGS! Você encontrará atividades para ajudá-lo a descobrir a aventura perfeita para você e como se preparar para partir em suas viagens! Clique no botão abaixo para fazer o download.

bottom of page