top of page

Tema Anual 2024

Atualizado: 18 de mar.

“(Im)possível - Novos desafios, novas possibilidades” é o tema escolhido para o ano de 2024 e que servirá como bússola, elemento motivador e base norteadora das ações realizadas pelo Movimento Bandeirante. Baden-Powell em seu Livro "Scouting for Boys" introduziu mundialmente a tão icônica e inspiracional imagem: chutando o “impossível”. Nela, nosso fundador nos ensina que não importa o quão difícil seja a tarefa, devemos enfrentá-la com um sorriso. É com esse espírito que apresentamos o Tema Anual do Movimento Bandeirante Brasil 2024!

 

Todos os anos, avaliamos os cenários local e nacional a fim de propor uma temática que seja relevante e conectada com a realidade da instituição e os desafios do MB. Nossa instituição tem como desafio a busca da sustentabilidade e equilíbrio financeiro diante de uma crise financeira e de endividamentos que este Conselho e os anteriores vem buscando sanar ao longo dos últimos anos.

 

Apesar de termos já avançado de forma significativa no sentido de buscar ações e soluções efetivas ainda vivenciamos um momento difícil e se perdermos de vista o nosso horizonte, a nossa responsabilidade e o nosso papel educativo, não formaremos responsáveis cidadãos do amanhã. Esta é a hora, o momento oportuno de reforçamos nossa unidade e crença e assim realizarmos nosso trabalho com mais perseverança e com base em nossos princípios e valores.

 

Toda crise abre portas e oportunidades. É assim que enxergamos este momento, como uma chance de reavaliar processos, assumir posições, tomar decisões importantes, renovar ações e apontar nosso crescimento institucional de acordo com essa nova realidade. Precisamos ser a mudança que queremos ver no MB, desafiando o impossível e traçando o caminho que desejamos percorrer. Como Bandeirantes que enfrentam alegremente todas as dificuldades, podemos e devemos encontrar novas possibilidades de começar hoje o MB que queremos no futuro.

 

Cada atividade, cada acampamento, cada projeto é um convite para superar limites, questionar o que é possível e redefinir o que é considerado impossível. Os Bandeirantes são arquitetos de um mundo melhor, construindo pontes entre o presente e o futuro, entre o individual e o coletivo. Eles acreditam que o (im)possível é apenas uma questão de perspectiva, e que, com determinação e trabalho em equipe, podemos transformar obstáculos em oportunidades.

 

Somos um Movimento Internacional reconhecido por transformar vidas e comprometido com a construção de um mundo melhor para os que aqui estão e para as futuras gerações. Há 104 anos, a FBB atua na formação de liderança e exercício da cidadania ativa, contribuindo para a educação e favorecendo o crescimento e o potencial de crianças, adolescentes e jovens brasileiros.

 

Precisamos seguir trabalhando JUNTOS e desafiar o IM-POSSÍVEL para manter nosso Movimento vivo, dinâmico, vibrante e pensar em estratégias que garantam o fortalecimento, a sustentabilidade e o crescimento da instituição com foco prioritário nas melhores práticas educativas, de gestão e finanças que permitem que possamos seguir rumo aos próximos cem anos...

 

"Sem Chutar o IM sílaba da palavra impossível, ninguém terá a certeza de sucesso.”


Baden-Powell

 

Saudações Bandeirantes

 

Conselho Diretor Nacional

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page