top of page

Movimento Bandeirante RJ recebe a Medalha Pedro Ernesto


No dia 31 de agosto de 2023, por ocasião do aniversário de 104 anos do Movimento Bandeirante no Brasil e no Rio de Janeiro, representantes de diversas gerações de Bandeirantes do Estado do Rio de Janeiro foram homenageados durante a sessão solene da Câmara Municipal, que aconteceu no Salão Nobre, às 18h30, por iniciativa do Vereador Átila A. Nunes.

Além das Moções de Louvor, Congratulações e Aplausos concedidas às irmãs e aos irmãos Bandeirantes pelos notáveis serviços prestados à nossa comunidade e pelo seu comprometimento exemplar em prol do desenvolvimento social e do engajamento cívico, o Movimento Bandeirante do Rio de Janeiro recebeu a Medalha Pedro Ernesto, a principal homenagem que a cidade do Rio de Janeiro presta a quem se destaca na sociedade brasileira ou internacional.


Na ocasião, o Vereador Atila A. Nunes, destacou a relevância dos serviços prestados pelo Movimento Bandeirante do Estado do Rio de Janeiro quanto a formação cívica e do caráter de milhares de crianças, adolescentes e jovens nessa história que já perfaz mais de um século incluindo diversas atuações prestando apoio em calamidades públicas. Citou ainda sua pretensão em buscar junto ao Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a regulamentação que permite a implementação de Bandeirantes e Escoteiros nas escolas públicas municipais. Destacou a meritória homenagem para os adultos citados na solenidade, e agraciados com as Moções, e a entrega da Medalha Pedro Ernesto ao Estado do Rio de Janeiro.



O Presidente Estadual do Rio de Janeiro, Guilherme Pessanha, durante sua fala enfatizou sobre a importância do trabalho realizado pelo Movimento Bandeirante para ajudar crianças, adolescentes e jovens a desenvolverem seu potencial máximo como responsáveis cidadãos do mundo. Ele disse ser este o ponto que nos faz trabalhar para os jovens e pensar neles. Ressaltou ainda a contribuição educacional e inclusiva do Movimento Bandeirante na sociedade com o trabalho de prevenção às drogas e à violência, e reforçou a importância de ter atividades bandeirantes nas escolas.


Diante de tantas palavras que representam tanto o significado de todo legado de mais de cem anos de trabalho do Movimento Bandeirante no Brasil, a Ex-Presidente Nacional, Monica Barros Nascimento, que estava representando a Presidente Nacional, Nathália Santos Veras, agradeceu o excelentíssimo Vereador Atila A. Nunes, Andre Torricelli, irmão de propósito e de causa, Guilherme Pessanha, Presidente Estadual do Rio de Janeiro, Joice Lopes, Coordenadora Técnica Estadual do Rio de Janeiro e a todos os presentes. Durante sua fala, Monica destacou que o primeiro agradecimento precisa ser para todas as mulheres que vieram antes e por todo legado deixado por nossas irmãs Bandeirantes. Monica relembrou a oportunidade que tivemos na comemoração do centenário de poder honrar essa memória e seguiu agradecendo as gerações de antigas irmãs bandeirantes presentes no evento e as gerações atuais que estão à frente do Movimento, atuando na direção, e aos membros participantes das atividades.



Confira a lista de Bandeirantes do Rio de Janeiro que foram homenageados com as Moções de Louvor, Congratulações e Aplausos, como forma de reconhecimento pela atuação e esforços em prol do Movimento Bandeirante:


Afonso Verly

Alkindar Bona (in memoriam)

Ana Lucia Seraphin Quaresma

Ana Eva Heuberger

Astrid Villas-Bôas

Carmen Paranhos

Cazu Barroz

Eleonora Medella do Prado Couto

Elizabeth Magalhães Dias Gonçalves Crespo

Guilherme Meneguci Pessanha

Henriqueta Rosa C Baptista

Izá Chevalier Figueira (in memoriam)

Isadora Nascimento de Aquino Leite

Joice Araujo Sena Lopes

Laura Sandroni

Lêda Lúcia Góes Corrêa

Lúcia Maria Santos Rodrigues (in memoriam)

Luiza Mathias Mayer

Maria José de Queiroz Austregésilo de Athayde (in memoriam)

Maria de Fátima Blanco Paiva

Maria Lucia Horta Ludolf de Mello

Maria Luiza Barbosa de Oliveira (Pipa)

Maria Luiza Horta Ludolf de Mello

Maria Luiza Mury Alves

Maria Montserrat Ribas Marques da Luz

Maria Olinda Ribas Marques da Luz Cobo

Marta Paranhos

Mary Isabel Pereira

Monica de Barros Nascimento

Paula Cristina Reis e Pimenta

Sandra Vieira

Sonia Fischer

Vera Eliana Reis e Pimenta

Rita Verly


136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page