top of page

Movimento Bandeirante completa 104 anos trabalhando em benefício da sociedade brasileira


O Movimento Bandeirante Brasil é uma associação civil de âmbito nacional, beneficente, de educação não formal, não político-partidária, fundada em 13 de agosto de 1919, com a missão de desenvolver o potencial máximo de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, de 5 a 21 anos de idade, como responsáveis cidadãos do mundo. A Instituição, representada em 10 estados brasileiros e no Distrito Federal, é uma das maiores organizações de trabalho voluntário do país e faz parte da Associação Mundial de Bandeirantes (WAGGGS), que reúne mais de 10 milhões de pessoas em 152 países, reconhecida pela ONU, UNESCO e UNICEF como uma das maiores organizações de educação não formal do mundo.


O Movimento Bandeirante tem por finalidade proporcionar às crianças, adolescentes e jovens oportunidades para sua formação e desenvolvimento do caráter, do exercício da cidadania ativa, do serviço em suas comunidades e estimular a amizade. A Instituição sempre atenta as questões que afetam os jovens e a sociedade, busca continuamente participar, de forma efetiva, na diminuição dos problemas sociais, através dos programas inovadores de educação não formal, no desenvolvimento de liderança e da capacidade de Advocacy e na ação comunitária, empoderando crianças, adolescentes e jovens para desenvolver as habilidades e a confiança necessárias para fazer mudanças positivas em suas vidas, comunidades e no país.


Através de reuniões semanais, o Movimento Bandeirante desenvolve uma metodologia própria que engloba jogos interativos, encontros e acampamentos nacionais e estaduais, projetos nas diversas áreas de desenvolvimento humano e social. Nestes encontros, os bandeirantes – separados por grupos etários e sempre orientados por um coordenador adulto – participam de oficinas, discussões em equipes e outras atividades que lhes permitem trocar ideias e questionamentos.


Os temas e assuntos abordados são sempre atuais (meio ambiente, consumo consciente, igualdade de gênero, violência contra crianças e mulheres, autoestima, confiança corporal, empoderamento financeiro, segurança na internet, alimentação e nutrição, prevenção às ISTs/HIV/Aids, drogas, gravidez precoce, cidadania, cultura da paz, entre outros) fazendo com que os jovens ampliem seus conhecimentos, habilidades e senso crítico, mudem suas atitudes no relacionamento interpessoal e sejam capacitados a atuarem como agentes multiplicadores de informação em suas comunidades.


“Acreditamos que todas as crianças, adolescentes e jovens têm o direito à educação e a possibilidade de vivenciar experiências e valores para a construção do seu projeto de vida.


Ao longo destes 104 anos de existência, a Instituição tem realizado seu trabalho comprometido com a formação de pessoas mais solidárias e conscientes de seu papel na sociedade, e já contou com a participação de personalidades como: Maria Clara Machado (In memoriam), atriz, escritora e dramaturga brasileira, autora de famosas peças infantis e fundadora do teatro O Tablado); Angelica Moura Goulart (In memoriam), professora, assistente social, diretora da Fundação Xuxa Meneghel e secretária nacional de promoção dos direitos da criança e do adolescente; Marieta Severo, atriz, roteirista e produtora teatral brasileira; Regina Casé, atriz, autora, diretora, produtora e apresentadora brasileira; Patrícia Travassos, atriz, apresentadora, roteirista, escritora e compositora brasileira; Maria Bethânia, cantora, compositora e poetisa brasileira; Cláudia Gimenez (In memoriam), atriz, humorista, dubladora e roteirista brasileira; Grace Gianoukas, atriz, autora, diretora teatral e produtora teatral brasileira; Danilo Vieira, jornalista e repórter da TV Globo, entre outros.


O Movimento Bandeirante procura também estar preparado para receber voluntários e oferecer-lhes um espaço concreto de ação que resulte em satisfação e crescimento para todos aqueles que se dedicam à Instituição. Os voluntários adultos podem atuar diretamente com crianças, adolescentes e jovens ou na organização e ampliação do Bandeirantismo. Verifique quais funções ou atividades, oferecidas pelo Movimento, que atendem o seu perfil de conhecimentos, interesses, disponibilidade de tempo e crescimento pessoal.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page