top of page

Movimento Bandeirante Brasil realiza Assembleia Nacional 2023

Atualizado: 13 de abr. de 2023


No dia 02 de abril de 2023, o Movimento Bandeirante Brasil realizou a Assembleia Nacional de 2023, órgão máximo e soberano de deliberação. A reunião ordinária foi realizada de forma virtual, via Google Meet, e contou com a participação de representantes das unidades federativas que integram a instituição.


A Assembleia Nacional 2023 teve como tema "Somos Nosso Futuro", escolhido pelo Movimento Bandeirante Brasil para ser trabalhado em 2023 e nortear os projetos e atividades da instituição realizadas durante todo ano conectado com a realidade atual dos Núcleos, Estados e Nacional. A escolha do tema deste ano reflete os desafios do Movimento Bandeirante Brasil de se manter atrativo, ao mesmo tempo que deve assegurar a qualidade de desempenho na educação de crianças, adolescentes e jovens, em um tempo em que o modo de vida deles é muito diferente.


Os momentos da Assembleia foram dedicados às apresentações do Relatório Anual de Atividades da Governança, demonstrando os diversos esforços e iniciativas empreendidas pelo Conselho Diretor Nacional e a Equipe do Escritório Nacional no decorrer do ano de 2022 para garantir a sustentabilidade da instituição, apoiar os Estados e os Núcleos Vinculados e manter o Movimento Bandeirante forte. Dentre os quais, podemos destacar o pagamento integral da dívida de IPTU do Edifício Sede que, com certeza, fará com que cada um dos membros de nossa instituição possa respirar aliviado.


Houve também apresentações das propostas e esclarecimentos de dúvidas sobre os projetos e iniciativas para 2023: Projeto Seu Mundo, Sua Voz, proposta para dar continuidade a iniciativa com foco na representatividade dos jovens nos Conselhos e espaços de decisão institucionais e assim garantir que os jovens tenham suas vozes ouvidas em relação às questões que os afetam; Programa Todos pelo Planeta (GLACC), proposta para dar continuidade ao processo de implantação do currículo do Programa GLACC no Brasil a fim de aumentar o conhecimento, melhorar a conscientização e as atitudes dos Bandeirantes sobre as questões relacionadas às mudanças climáticas; Draft do Guia de Especialidades, documento educativo referencial a ser utilizado pelos Bandeirantes e Coordenadores para a aplicação do sistema de especialidades; criação da Equipe de Relações Internacionais liderada pela Comissária Internacional, que será responsável por fomentar a vivência da dimensão internacional do Movimento Bandeirante, coordenar e operacionalizar as relações internacionais segundo a Política de Relações Internacionais definida pelo CDN e de acordo com o Plano Estratégico Nacional e demais diretrizes normativas da FBB; propostas de captação de recursos para os Fundos Jerônyma Mesquita e Vera David de Sanson com o lançamento de uma edição especial de um distintivo para cada Fundo que terão seus valores arrecadados integralmente revertidos para os Fundos; e Rally Virtual Bandeirante e Semana Bandeirante 2023.


À tarde, teve a prestação de contas com a apresentação do Demonstrativo de Resultado de 2022 e o Orçamento de 2023. Já o Balanço Patrimonial 2022 ficou para ser apresentado e votado na próxima Assembleia Extraordinária, a ser convocada em breve, em razão de não ter sido possível terminar a consolidação de todos os balancetes dos Estados e Núcleos Vinculados. Em seguida, foi a vez de apresentar o Censo, com a demonstração da consolidação dos dados de 2019, 2020, 2021 e 2022 para que a instituição possa ter uma perspectiva da evolução do efetivo ao longo do período.


Os momentos seguintes foram reservados ao lançamento do Livro A História da Fada e do Mago, material do Programa do Ramo Ciranda; apresentação de temas gerais com a comunicação do encerramento das atividades do Núcleo Bandeirante Pernambuco em comum acordo com o Conselho de Núcleo e o Conselho Diretor Nacional, a intervenção do Núcleo Bandeirante Paranoá/DF e a disponibilização do Relatório Anual de Atividades de Comunicação 2022, Homenagem In Memoriam (aos irmãos e irmãs Bandeirantes que partiram para o acampamento de alegria e descanso) e os arquivos individuais dos Certificados dos Estados e Núcleos Vinculados no drive institucional.


Logo depois, iniciou-se a Sessão de Eleições, para eleição dos candidatos aos cargos do Conselho Diretor Nacional (CDN), órgão executivo de administração da FBB, com função deliberativa no intervalo das Assembleias. A eleição, cuja sessão foi presidida por Lenir Rodrigues, foi realizada por meio da plataforma de votação VIS, assegurando o sigilo dos votos. Os 16 membros votantes manifestaram-se, secreta e individualmente, elegendo para o período de abril de 2023 a abril de 2026: Margareth Maria Coimbra dos Reis Miranda, Tesoureira Nacional; Gabriel Serra Ferreira de Brito, Assessor Técnico Nacional, e Tatiana de Jesus Fernandes, Assessora Técnica Nacional.


Em seguida, foram votadas as Moções encaminhadas pelo CDN e, após, foi realizada a Sessão Lições Aprendidas: Retrospectiva 2022, na qual os Estados e Núcleos Vinculados compartilharam e apresentaram os aprendizados e as atividades de êxito empreendidas durante o ano de 2022.


Depois de um dia produtivo de trabalho, a Assembleia Nacional foi encerrada com a Presidente Nacional agradecendo a presença e a participação de todos e, por fim, foi feito o Cerimonial de Encerramento, conduzido pelo Conselho Diretor Nacional, com a exibição de um vídeo com uma mensagem reflexiva acerca do tema escolhido para 2023 "Somos Nosso Futuro".

116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page