top of page

Movimento Bandeirante Brasil realiza Assembleia Nacional 2023

Atualizado: 13 de abr. de 2023


No dia 02 de abril de 2023, o Movimento Bandeirante Brasil realizou a Assembleia Nacional de 2023, órgão máximo e soberano de deliberação. A reunião ordinária foi realizada de forma virtual, via Google Meet, e contou com a participação de representantes das unidades federativas que integram a instituição.


A Assembleia Nacional 2023 teve como tema "Somos Nosso Futuro", escolhido pelo Movimento Bandeirante Brasil para ser trabalhado em 2023 e nortear os projetos e atividades da instituição realizadas durante todo ano conectado com a realidade atual dos Núcleos, Estados e Nacional. A escolha do tema deste ano reflete os desafios do Movimento Bandeirante Brasil de se manter atrativo, ao mesmo tempo que deve assegurar a qualidade de desempenho na educação de crianças, adolescentes e jovens, em um tempo em que o modo de vida deles é muito diferente.


Os momentos da Assembleia foram dedicados às apresentações do Relatório Anual de Atividades da Governança, demonstrando os diversos esforços e iniciativas empreendidas pelo Conselho Diretor Nacional e a Equipe do Escritório Nacional no decorrer do ano de 2022 para garantir a sustentabilidade da instituição, apoiar os Estados e os Núcleos Vinculados e manter o Movimento Bandeirante forte. Dentre os quais, podemos destacar o pagamento integral da dívida de IPTU do Edifício Sede que, com certeza, fará com que cada um dos membros de nossa instituição possa respirar aliviado.


Houve também apresentações das propostas e esclarecimentos de dúvidas sobre os projetos e iniciativas para 2023: Projeto Seu Mundo, Sua Voz, proposta para dar continuidade a iniciativa com foco na representatividade dos jovens nos Conselhos e espaços de decisão institucionais e assim garantir que os jovens tenham suas vozes ouvidas em relação às questões que os afetam; Programa Todos pelo Planeta (GLACC), proposta para dar continuidade ao processo de implantação do currículo do Programa GLACC no Brasil a fim de aumentar o conhecimento, melhorar a conscientização e as atitudes dos Bandeirantes sobre as questões relacionadas às mudanças climáticas; Draft do Guia de Especialidades, documento educativo referencial a ser utilizado pelos Bandeirantes e Coordenadores para a aplicação do sistema de especialidades; criação da Equipe de Relações Internacionais liderada pela Comissária Internacional, que será responsável por fomentar a vivência da dimensão internacional do Movimento Bandeirante, coordenar e operacionalizar as relações internacionais segundo a Política de Relações Internacionais definida pelo CDN e de acordo com o Plano Estratégico Nacional e demais diretrizes normativas da FBB; propostas de captação de recursos para os Fundos Jerônyma Mesquita e Vera David de Sanson com o lançamento de uma edição especial de um distintivo para cada Fundo que terão seus valores arrecadados integralmente revertidos para os Fundos; e Rally Virtual Bandeirante e Semana Bandeirante 2023.


À tarde, teve a prestação de contas com a apresentação do Demonstrativo de Resultado de 2022 e o Orçamento de 2023. Já o Balanço Patrimonial 2022 ficou para ser apresentado e votado na próxima Assembleia Extraordinária, a ser convocada em breve, em razão de não ter sido possível terminar a consolidação de todos os balancetes dos Estados e Núcleos Vinculados. Em seguida, foi a vez de apresentar o Censo, com a demonstração da consolidação dos dados de 2019, 2020, 2021 e 2022 para que a instituição possa ter uma perspectiva da evolução do efetivo ao longo do período.


Os momentos seguintes foram reservados ao lançamento do Livro A História da Fada e do Mago, material do Programa do Ramo Ciranda; apresentação de temas gerais com a comunicação do encerramento das atividades do Núcleo Bandeirante Pernambuco em comum acordo com o Conselho de Núcleo e o Conselho Diretor Nacional, a intervenção do Núcleo Bandeirante Paranoá/DF e a disponibilização do Relatório Anual de Atividades de Comunicação 2022, Homenagem In Memoriam (aos irmãos e irmãs Bandeirantes que partiram para o acampamento de alegria e descanso) e os arquivos individuais dos Certificados dos Estados e Núcleos Vinculados no drive institucional.


Logo depois, iniciou-se a Sessão de Eleições, para eleição dos candidatos aos cargos do Conselho Diretor Nacional (CDN), órgão executivo de administração da FBB, com função deliberativa no intervalo das Assembleias. A eleição, cuja sessão foi presidida por Lenir Rodrigues, foi realizada por meio da plataforma de votação VIS, assegurando o sigilo dos votos. Os 16 membros votantes manifestaram-se, secreta e individualmente, elegendo para o período de abril de 2023 a abril de 2026: Margareth Maria Coimbra dos Reis Miranda, Tesoureira Nacional; Gabriel Serra Ferreira de Brito, Assessor Técnico Nacional, e Tatiana de Jesus Fernandes, Assessora Técnica Nacional.


Em seguida, foram votadas as Moções encaminhadas pelo CDN e, após, foi realizada a Sessão Lições Aprendidas: Retrospectiva 2022, na qual os Estados e Núcleos Vinculados compartilharam e apresentaram os aprendizados e as atividades de êxito empreendidas durante o ano de 2022.


Depois de um dia produtivo de trabalho, a Assembleia Nacional foi encerrada com a Presidente Nacional agradecendo a presença e a participação de todos e, por fim, foi feito o Cerimonial de Encerramento, conduzido pelo Conselho Diretor Nacional, com a exibição de um vídeo com uma mensagem reflexiva acerca do tema escolhido para 2023 "Somos Nosso Futuro".

119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page