top of page

Movimento Bandeirante Brasil realiza Assembleia Nacional 2022


Nos dias 13 e 19 de março de 2022, o Movimento Bandeirante Brasil realizou a Assembleia Nacional de 2022, órgão máximo e soberano de deliberação, conforme prevê o estatuto da associação.


Pelo segundo ano consecutivo por causa da pandemia de Covid-19, a reunião ordinária foi realizada de forma virtual - via Google Meet, e contou com a participação de representantes das unidades federativas que integram a Federação de Bandeirantes do Brasil: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e o Distrito Federal.


O primeiro dia da assembleia (13/03) contou com a sessão Retrospectivas 2021, momento dedicado aos Estados e Núcleos Vinculados para compartilharem as soluções e aprendizados durante este segundo ano de pandemia.


Em seguida, foi a vez do Conselho Diretor Nacional apresentar o Relatório Anual de Atividades, demonstrando os diversos esforços e iniciativas empreendidas pelo CDN e a Equipe do Escritório Nacional no decorrer do ano de 2021, com o intuito de manter o Movimento Bandeirante forte, apoiar os Estados e Núcleos Vinculados e garantir um retorno às atividades seguro aos associados e, principalmente, manter a chama bandeirante acesa em cada participante.


À tarde, Nathália Veras, Presidente Nacional, apresentou o primeiro draft do Planejamento Estratégico 2022-2025, considerado ambicioso e necessário para adaptar a escala das atividades do Movimento Bandeirante no Brasil de acordo com o contexto operacional e recursos limitados da instituição. Esta sessão teve como objetivo receber feedbacks dos dirigentes a respeito das áreas de prioridades e objetivos considerados pelo Conselho Diretor Nacional, sobre onde a organização deve priorizar seus recursos para obter o maior benefício positivo e que nos ajudará a reforçar nosso foco na segunda versão do Planejamento. Os Estados e Núcleos Vinculados terão ainda até o dia 10 de abril de 2022 para enviarem suas considerações e contribuições pelo Google Forms, após uma discussão mais ampla com os demais conselheiros.


Já o segundo dia da assembleia (19/03) foi dedicado às apresentações das propostas e esclarecimentos de dúvidas sobre projetos e iniciativas para 2022 que foram enviadas previamente para estudo e à prestação de contas, com apresentação do Balanço Patrimonial de 2021, do Demonstrativo de Resultado do Exercício e do Orçamento de 2022.


Os momentos seguintes foram reservados à sessão Certificações com reconhecimento da constituição dos Estados e Núcleos Vinculados e à sessão Votação das Moções, com aprovação dos itens da pauta. Entre os itens aprovados, além do Balanço Patrimonial 2021 e o Orçamento de 2022, destacamos também as seguintes aprovações: auditoria contábil externa a fim de promover a conferência dos atos e registros financeiros, contábeis e administrativos relativos ao Balanço do exercício de 2021; Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais da FBB com o objetivo de dar transparência às operações de tratamento de dados que são realizadas pela instituição, tornando público o seu compromisso com a proteção da privacidade e da intimidade dos seus usuários; nova versão da História da Fada e do Mago apresentada pelo CDN e apreciada pela Assembleia Nacional que buscou atualizar a História da Fada e do Mago visando atender, da melhor forma possível, as diversas realidades do país e suscitar consenso institucional acerca da versão da História Fada e do Mago, possibilitando avançar na atualização dos materiais do Programa do Ramo Ciranda.


Os dois dias de encontro virtual da Assembleia Nacional 2022, que este ano teve como tema Integração para inovar, transformar e impactar, foram momentos marcantes e importantes para trocas, aprendizados e tomadas de decisões importantes sobre o futuro da instituição.


A Assembleia Nacional foi encerrada com a Presidente Nacional agradecendo a presença e a participação de todos e na ocasião, falou ainda um pouco sobre a experiência de fazer a assembleia nacional de maneira virtual nesses últimos dois anos e sobre os desafios pela frente. “Embora a gente sinta falta do aconchego presencial, das conversas, nós também temos tido experiências muito boas no online. Nesta Assembleia alcançamos passos também muito bons e que vão marcar a instituição. A gente sabe que nós temos muitos desafios pela frente, ficou bem claro pelos documentos, pelo orçamento, pelo balanço e por tudo... Por fim, eu queria não apenas agradecer, mas dizer, reforçar novamente a importância de nós nos integrarmos. Do Nacional se integrar com os Estados, com os Núcleos Vinculados, de vocês se integrarem com os Núcleos Bandeirantes, de nós sermos uma federação, mas sermos uma instituição una, única, uníssona e condizente, e nós do Nacional queremos nos integrar, nós queremos nos aproximar de todos. Então, a gente tem feito esforços neste sentido, ao estabelecer, por exemplo, um acompanhamento e monitoramento mais de perto, para que vocês tenham alguém de referência do Conselho para entrar em contato diretamente, entre outras ações também: ações de gestão, ações de governança, ações não apenas de monitoramento, mas realmente de conversa, de tentar adequar e melhorar nossos processos...”, concluiu Nathália Veras, Presidente Nacional.






4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page