top of page

Movimento Bandeirante Brasil e Escoteiros do Brasil assinam termo de cooperação técnica


O Movimento Bandeirante Brasil e os Escoteiros do Brasil assinaram Termo de Cooperação Técnica visando o desenvolvimento de ações conjuntas. A ideia é elaborar e executar em parceria ações relacionadas ao desenvolvimento institucional de ambas as instituições, que possuem o mesmo fundador Robert Baden-Powell.


Para celebrar a parceria, o Movimento Bandeirante Brasil está compartilhando com os Escoteiros do Brasil o Pacote de Atividades do Dia Mundial do Pensamento 2022, que possui como tema Nosso Mundo, Nosso Futuro Igualitário. As atividades pretendem promover a reflexão sobre o impacto negativo desproporcional por questões ambientais e pelas mudanças climáticas sobre as vidas de meninas e mulheres, além de explorar como podemos nos manifestar e agir para um mundo melhor e mais igualitário.


Dia do Pensamento e Dia do Fundador


O dia 22 de fevereiro foi a data escolhida para o lançamento da parceria por ser significativa para ambas as instituições e remeter a sua origem comum. O dia marca o aniversário de Lord Baden-Powell, fundador dos Movimentos Bandeirante e Escoteiro, e de Olave Baden-Powell, Chefe Mundial do Movimento Bandeirante.


Escoteiros do mundo todo comemoram o Dia do Fundador. Nesse mesmo dia, Bandeirantes de todo o mundo comemoram o Dia Mundial do Pensamento todos os anos desde 1926.

A ideia do Dia Mundial do Pensamento surgiu pela primeira vez quando Bandeirantes se encontraram nos EUA, na 4ª Conferência Mundial da WAGGGS naquele ano e concordaram que deveria haver um dia anual especial em que todos aqueles que fazem parte de nosso movimento internacional pensassem uns nos outros e expressassem seus agradecimentos e apreço.


Desde então, o dia é dedicado à amizade internacional e Bandeirantes do mundo todo se reúnem em uma só voz, se pronunciam sobre as questões que afetam meninas e mulheres jovens e arrecadam fundos para os 10 milhões de Bandeirantes em todo o mundo.


Sobre os Escoteiros do Brasil



Fundada em 4 de novembro de 1924, a União dos Escoteiros do Brasil – UEB, é uma associação com atuação nacional, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, que congrega todos que praticam o Escotismo no Brasil. A UEB é a única organização brasileira reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, sendo titular desse registro internacional desde sua fundação.


Mundialmente o Movimento Escoteiro é coordenado pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro – OMME (World Organization of the Scout Movement – WOSM, em inglês) uma organização independente, apolítica e não-governamental, composta de 171 Organizações Nacionais oficialmente reconhecidas e regida pela Constituição Mundial Escoteira. Ao todo, o escotismo está presente em mais de 223 países e territórios.

Para mais informações sobre os Escoteiros do Brasil, acesse: escoteiros.org.br

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page