top of page

Conheça o Projeto Todos pelo Planeta (GLACC)


O Programa Girl-Led Action on Climate Change (GLACC) que no Brasil será chamado ‘Todos pelo Planeta’ começou na África em 2020 e atualmente está sendo expandido para a América Latina e Caribe em parceria com a Swedish Postcode Foundation. Seu objetivo é aumentar a resiliência de crianças, adolescentes e jovens às mudanças climáticas e capacitá-los para liderar ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas com uma abordagem de gênero consciente em nível local, regional, nacional e internacional.


O foco do projeto são meninas e mulheres jovens, mas as atividades serão aplicadas no contexto da coeducação. Este projeto terá um aspecto de diversidade e inclusão (D&I), que fará parte dos processos de Monitoramento e Avaliação. Isto apoiará o aprendizado em D&I, permitindo práticas mais eficazes e maior inclusão de meninas e mulheres jovens de diversas origens. Um grupo de jovens mulheres será treinado e orientado pelas Mentoras de Advocacy, para realizar campanhas de Advocacy em nível nacional e participar de cúpulas globais, como a Conferência das Partes da UNFCCC (COP).


Através do currículo, nossos Bandeirantes aprenderão sobre as Mudanças Climáticas e sua dimensão de gênero e desenvolverão habilidades para compartilhar o que aprenderam com os membros da comunidade. Eles terão a oportunidade de ter acesso a um pequeno financiamento para realizar suas próprias campanhas e projetos de Advocacy.


Na Assembleia Nacional 2022, o Conselho Diretor Nacional apresentou o convênio firmado com a Associação Mundial de Bandeirantes para implantação do Projeto Todos pelo Planeta (GLACC) no Brasil para execução entre 2022 e 2023.Desde então, as Equipes GLACC no Brasil e na WAGGGS têm se concentrado na finalização dos currículos, na capacitação e formação da Equipe de Projeto de cada Associação.


Para dar início a fase de execução dos currículos nos Estados, Núcleos e Grupos Bandeirantes, no dia 16 de abril de 2023, foi realizado o Treinamento Nacional, no horário das 14h às 16h30, pela Equipe de Facilitadoras da WAGGGS. A capacitação online, contou com a participação de 59 lideranças nacionais, incluindo membros do Conselho Diretor Nacional, membros do Escritório Nacional, membros de Conselhos Diretores Estaduais e de Núcleos Vinculados, Treinadores e Coordenadores de Projetos, Coordenadores de Ramo e Guias Auxiliares.


Durante o treinamento, os participantes foram apresentados aos três currículos propostos para as diferentes faixas etárias, aprenderam como facilitar as atividades propostas e como apoiar os Bandeirantes em seus projetos de Advocacy. Além disso, foram abordados as metas e o cronograma de desenvolvimento para 2023.


A iniciativa é financiada pela AKO Foundation e pela Swedish Postcode Foundation. O conteúdo do currículo também foi desenvolvido com os parceiros consultores da WAGGGS - FAO e UNEP.



79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page