top of page

16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero




Os 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero é uma campanha global que apela pelo fim da violência contra mulheres e meninas. Ela acontece todos os anos e começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres, e termina no Dia dos Direitos Humanos, 10 de dezembro.


Todos os anos, a WAGGGS e a campanha Stop the Violence convidam o Movimento a aderir a uma campanha de sensibilização sobre uma determinada área temática. Este ano estamos ampliando nosso trabalho e programas para o tema #StopTheViolencePeriod.





Embora seja uma parte biológica e natural da vida das meninas, o início da menstruação também pode marcar o início e aumentar o risco de sofrer violência, sendo a menstruação o gatilho, um fator e/ou a causa.


Existem muitos estereótipos e mitos em torno da menstruação que podem manter vivas crenças nocivas, o que pode levar ao estigma e à violência contínuos.


A violência menstrual é vivenciada de muitas formas e pode ser entendida como incluindo a pobreza menstrual, o bullying, a estigmatização, o exílio menstrual, o abuso verbal, físico e/ou sexual e o casamento infantil precoce, todos desencadeados e ligados ao início e à continuação da menstruação. Não há desculpa - #NoExcuse, porque isso existe, nem porque deveria continuar, e nos reunimos para agir em Advocacy, educação e explorar juntos uma saúde menstrual melhor.


Sabemos que, globalmente, a menstruação é um período e uma experiência que envolve muitas emoções misturadas, confusão, medo e vergonha, seguidas pelo aumento do risco de violência, que pode ser auto infligida ou o resultado de comportamentos da sociedade, da comunidade e de seus agressores. Iremos nos concentrar nesta experiência e saber que podemos fazer parte da mudança e usar as nossas vozes para acabar com a violência menstrual.


Incentivamos, apoiamos e estamos empenhados em incluir todas as meninas, dentro e fora do Movimento, para desfazer os mitos e destruir alguns dos estigmas.



Como VOCÊ pode agir e inspirar ações?

Junte-se a nós em uma das três maneiras abaixo e envolva-se em nossa campanha de 16 Dias de Ativismo, #StopTheViolencePeriod


  1. Advocacy pela mudança: Ajude-nos a aumentar a conscientização e a criar mudanças em nosso mundo contra a violência, as más práticas e a desigualdade no período menstrual. Estamos compartilhando algumas ideias e recursos abaixo para você começar.

  2. Seja social: compartilhe, marque e comente nos canais da WAGGGS. Aqui, juntos, destruiremos os mitos relacionados a este período, reduzindo o estigma e aprendendo sobre todas as formas de violência menstrual.


Lembre-se de usar a hashtag #StopTheViolencePeriod em suas postagens para se conectar como um movimento de mudança e aprender uns com os outros.


A proposta de ação da WAGGGS começa agora como parte dos 16 Dias de Ativismo e continuará até 2024, quando apoiaremos uma delegação de meninas para fazerem ouvir as suas vozes na Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto da Mulher, em março de 2024.


Confira a tradução do conteúdo disponível em https://www.wagggs.org/en/what-we-do/stop-the-violence/16-days-of-activism/mais com informações sobre as atividades de Advocacy, recursos e materiais de leitura.


Faça o download do .pdf


16DiasDeAtivismo_Site WAGGGS_2023
.pdf
Download PDF • 1.50MB



54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page