
O que é o Fundo Jerônyma Mesquita?
O Fundo Jerônyma Mesquita foi criado com o objetivo de auxiliar financeiramente a participação de Bandeirantes em atividades internacionais. Ele possui entre suas atribuições, a arrecadação de recursos financeiros, investimentos, análise de projetos, fiscalização de sua execução (técnica e financeira) e a liberação dos recursos do fundo para realização/implantação de projetos.
Atualmente, o Fundo é coordenado pelo Conselho Diretor Nacional, até que seja criada uma Comissão Especial para seu gerenciamento e a liberação dos recursos do Fundo é feita isoladamente ou em conjunto pela Presidente Nacional e pela Tesoureira Nacional, conforme deliberação do CDN.
Para saber como obter o auxílio deste Fundo, leia o regulamento.


Quem foi Jerônyma Mesquita?
Jerônyma Mesquita nasceu em Leopoldina/MG, em 30 de abril de 1880 e em 1919, aos 39 anos, a enfermeira e líder feminista brasileira aceitou o desafio de fundar o Movimento Bandeirante no Brasil, que tinha como objetivo principal, promover a inserção da mulher em todas as áreas da sociedade, em uma época em que poucas senhoras ousavam sair do âmbito de suas atribuições domésticas e foi responsável por toda sua organização inicial. Ela dedicou sua vida ao Bandeirantismo e foi homenageada com o título de Chefe Fundadora do Movimento Bandeirante no Brasil.
Jerônyma foi um mulher que ajudou a abrir muitos caminhos para que outras mulheres brasileiras pudessem conquistar direitos que antes eram exclusivos dos homens. Ela foi uma das fundadoras da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF) em 1922. Também foi uma das pioneiras na luta pelo direito ao voto feminino, participando ativamente do movimento sufragista de 1932. Com Bertha Lutz e Maria Eugênia, em 14 de agosto de 1934, lançou um manifesto à nação, chamado de Manifesto feminista. Em 1947, ao lado de um grupo de companheiras fundou o Conselho Nacional das Mulheres (Rio de Janeiro).
Em 1972, a Chefe Fundadora Jerônyma Mesquita falecia aos 92 anos, na cidade do Rio de Janeiro. Sua vida é um exemplo para as gerações de Bandeirantes no Brasil.
O Dia Nacional da Mulher, comemorado no dia 30 de abril, foi instituído através da Lei Nº 6.971, de 9 de junho de 1980, em sua homenagem. A data foi escolhida por ser o dia do seu nascimento.
Jerônyma Mesquita
Chefe Fundadora do Movimento Bandeirante no Brasil
Como doar para o Fundo?
Transferência via PIX do Fundo Jerônyma Mesquita

PIX
1 - Pelo QR Code Pix
Doe de maneira simples,
aponte sua câmera para o QR Code
2 - Pelo E-mail
Insira a chave (E-mail):
Outras Formas de Apoio

Adquira o Distintivo Edição Especial do Fundo Jerônyma Mesquita
Os valores arrecadados com a venda do Distintivo serão inteiramente revertidos para o Fundo Jerônyma Mesquita.
Mede 7,5 cm.
Confeccionado em sublimação com borda bordada.
Valor R$ 5,00 + frete
Faça o pedido através do e-mail: fundojm@bandeirantes.org.br