
O Projeto Nacional de Prevenção às DST/Aids – Ouça, Aprenda, Viva! (POAV) acredita na informação para a prevenção como a forma mais eficaz de combater o crescente número de casos de infecção pelo vírus HIV entre os jovens. O POAV foi desenvolvido em 2000 pela Federação de Bandeirantes do Brasil, a partir da campanha mundial promovida pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) e o International Concil of Aids Service Organization (ICASO), em parceria com a Associação Mundial de Bandeirantes (WAGGGS) com atuações frente à epidemia de Aids no mundo.
Pioneiro em seu trabalho de educação para adolescentes, jovens e adultos, o projeto levou Bandeirantes de todo o Brasil às comunidades e escolas, e já alcançou mais de 70 mil pessoas nos últimos seis anos. O POAV é reconhecido e tomado como referência por entidades nacionais e internacionais de saúde, como o Ministério da Saúde brasileiro, a UNAIDS e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
O Projeto Ouça, Aprenda Viva tem o objetivo de educar o maior número de jovens e adultos para a prevenção do HIV/Aids, além de preparar adolescentes de 15 a 21 anos (Ramo Guia) e coordenadores para serem agentes multiplicadores nas comunidades. O projeto também prepara e orienta Bandeirantes no trabalho com pessoas infectadas pelo HIV e atua junto aos pais, sociedade civil organizada, instituições governamentais, fóruns e seminários para ações de prevenção. Além disso, apoia políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida de pessoas vivendo com o HIV e promove campanhas de conscientização para contribuir com a redução dos índices de pessoas infectadas e lutar contra o preconceito.
O modelo de abordagem informativa criado pela Federação de Bandeirantes do Brasil mostra que a educação para a saúde pode ser atrativa e divertida, características que explicam o excelente resultado do projeto quando aplicado com os adolescentes e jovens. Atividades lúdicas como jogos e dinâmicas são realizadas nas escolas e na comunidade pelos Bandeirantes, além das palestras, debates e distribuição de preservativos nos locais de atuação.
Para complementar o trabalho de conscientização do POAV, foi criado o Tecle Aids, um serviço de informação, denúncia e apoio via e-mail aberto à comunidade. Desde 2003, a FBB também disponibiliza o TAID, um sistema pioneiro de educação à distância via internet para formação de agentes multiplicadores em prevenção às IST/Aids. Esse recurso pode ser acessado por todas as pessoas interessadas em se integrar ao projeto, e está disponível em português e espanhol.
Comments