Por Gleusa Santos
A prevenção ao HIV/Aids e à tuberculose ganha destaque durante a Rio+20 e a Cúpula dos Povos, com ações promovidas pela Federação de Bandeirantes do Brasil (FBB). Sob o lema "Prevenir a Aids é preservar a vida humana", a organização reforça a importância de investir em conscientização, especialmente entre os jovens, para combater essas doenças que causam impactos devastadores em todo o mundo.
Segundo dados da ONU, desde o início da epidemia de aids, em 1981, mais de 18,8 milhões de pessoas perderam a vida, sendo 3,8 milhões de crianças. Esse número é quase o dobro de vítimas da Primeira Guerra Mundial, evidenciando a gravidade do problema. Além do custo humano, as doenças também geram impactos ambientais, devido ao grande número de vítimas e aos recursos necessários para seu tratamento.
Durante o evento, que ocorre de 15 a 23 de junho de 2012, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, a FBB estará presente com uma equipe do Programa Saúde do Jovem. No estande da organização, os visitantes poderão esclarecer dúvidas sobre formas de infecção, prevenção e tratamento do HIV/Aids e da tuberculose. Além disso, serão distribuídos 6 mil preservativos e materiais informativos, reforçando a importância da prevenção.
Cazu Barroz, Coordenador Nacional do Programa Saúde do Jovem da FBB, ressalta a necessidade de engajar os jovens nessa luta: "A conscientização é a chave para reduzir os casos dessas doenças e garantir um futuro mais saudável para as próximas gerações".
A iniciativa da FBB é uma oportunidade para ampliar o debate sobre saúde pública e sustentabilidade, mostrando que a preservação da vida humana está diretamente ligada à construção de um mundo mais justo e equilibrado.
SERVIÇO:
Evento: Ação de prevenção à Aids e tuberculose na Rio+20 e Cúpula dos Povos
Local: Estande da FBB no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro
Data: 15 a 23 de junho de 2012
Mais informações: Cazu Barroz – (21) 2240-9220 / 8816-0836
Comentários