Quem Somos

 

O Movimento Bandeirante (MB) é uma associação civil de âmbito nacional, beneficente, de educação não formal, cultural, de fins não econômicos, não político-partidária. Fundada em 13 de agosto de 1919, na cidade do Rio de Janeiro, sendo reconhecida de Utilidade Pública Federal pelo Decreto nº 34.463, de 04/11/1953.

 

Como uma instituição sempre atualizada frente às questões do mundo, o MB, através da sua história, vem contribuindo para o benefício e desenvolvimento das comunidades onde o Bandeirantismo atua.  Pioneira em trabalhos ininterruptos com voluntários adultos (dirigentes e coordenadores), desde sua fundação, o Movimento Bandeirante tem proporcionado às crianças, adolescentes e jovens oportunidades para sua formação e desenvolvimento do caráter, do exercício da cidadania, do serviço em suas comunidades, da cooperação e do estímulo a amizade. Suas ações educativas já beneficiaram mais de um milhão e meio de crianças, jovens e adolescentes.

 

O Bandeirantismo, desde sua criação, tem como objetivo ajudar na formação de crianças, adolescentes e jovens para que sejam cidadãos ativos, responsáveis e conscientes de seu papel na sociedade.

 

Atualmente a organização está presente no Distrito Federal e nos estados brasileiros: Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.

 

No Brasil, o Movimento Bandeirante é a representante oficial da Associação Mundial de Bandeirantes (World Association of Girls Guides and Girl Scouts – WAGGGS) reconhecida pela ONU e por outros organismos internacionais como uma das maiores organizações internacionais de educação não formal, com 10 milhões de associados em 146 países.

 

MISSÃO

MISSAO FBB

“Ajudar crianças, adolescentes e jovens a desenvolverem seu potencial máximo como responsáveis cidadãos do mundo”

 

A importância desta missão nos dias atuais é grande, pois a humanidade vive uma profunda crise de valores marcada por uma instabilidade mundial, uma cultura de medo e do consumo inconsciente, refletidos não só nas questões globais, mas também no cotidiano de todos nós. Neste sentido, a missão Bandeirante vem afirmando a necessidade da formação para a cidadania, entendendo-a como um processo permanente de crescimento na responsabilidade e no cuidado com o outro, com a sociedade.

 

PRINCÍPIOS E VALORES

A Promessa Bandeirante

A Promessa é a marca e o ato de compromisso assumido espontânea e conscientemente em se tornar BANDEIRANTE seguindo os três princípios fundamentais: Ser leal a Deus e à Pátria, Ajudar ao próximo em todas as ocasiões e Obedecer ao Código Bandeirante.

 

Adesão através da Promessa

Os associados ao fazerem a Promessa Bandeirante estão dando o testemunho de sua adesão aos princípios e estarão se comprometendo a conduzir a sua participação social e o seu trabalho na instituição em qualquer nível, ou função.

 

O Código Bandeirante

O Código Bandeirante é o conjunto de normas e atitudes fundamentais à vivência do Bandeirantismo. É nele que se encontram os valores da instituição. Isto é, em cada uma de suas leis estão contidos os princípios morais e éticos necessários ao cuidado e à postura em relação à sociedade e consigo mesmo, contemplando as esferas material e espiritual.

 

Assim, os valores destacados pela instituição através do Código são: o Amor, a Lealdade, a Verdade, o Respeito, a Solidariedade, a Liberdade, o Companheirismo, a Responsabilidade, a Reverência, o Otimismo, a Coragem e a Postura Ética.

 

SER BANDEIRANTE:

1. É merecer confiança.

2. É ser leal e respeitar a verdade.

3. É servir ao próximo em todas as ocasiões.

4. É valorizar a estima e a amizade.

5. É ser amável e cortês.

6. É ver Deus na criação e preservar a natureza.

7. É saber obedecer.

8. É enfrentar alegremente todas as dificuldades.

9. É usar os recursos com sabedoria.

10. É agir, pensar e ser coerente com os valores éticos.