O Método Bandeirante

 

“O Bandeirantismo é um alegre e grande jogo ao ar livre, com o qual os jovens e os adultos conservam o espírito juvenil e podem entregar-se em grupo ao prazer da aventura (…) adquirindo saúde e alegria, conhecimentos práticos e aptidões para ir avante em qualquer circunstância.”

Baden-Powell

 

A Metodologia Bandeirante é a arte de traduzir seu espírito, sua missão. É aquilo que dá corpo, materialidade aos valores e ideais do Bandeirantismo. Assim, o Movimento Bandeirante possui um método próprio, ou seja, um modo de fazer e ser, que conduz na direção da missão de educação para cidadania ativa de crianças, adolescentes e jovens. Dessa forma, ele atua junto à Promessa e ao Código, fundamentando e atribuindo uma identidade ao Bandeirantismo. Ele permite e prevê que o bandeirante compreenda os objetivos de suas ações e que, atribua sentido ao seu trabalho, à sua aprendizagem. Hoje, ele está estruturado como unidade composta por oito elementos interdependentes. E é através deles que construímos a nossa prática:

 

quebra-cabeca-metodologia

 

Vivência da Promessa e do Código Bandeirante

O ato de comprometer-se livremente diante de um grupo torna a criança, o adolescente e o jovem responsável pela palavra dada, fazendo-a buscar permanentemente o aperfeiçoamento desta promessa. A Promessa e o Código são um incentivo aos jovens para viverem em harmonia com valores morais, sociais, culturais e espirituais. A Promessa e o Código expressam de maneira compreensível os princípios Bandeirantes. Esses valores determinam uma conduta moral e social.

 

“A Lei Bandeirante foi organizada como um guia para as suas AÇÕES e não como um Código de repressão às suas faltas ou deficiências. Ela, simplesmente, indica a boa direção e o que se espera de um Bandeirante.”

Baden-Powell

 

Convivência e Trabalho em Equipe

A vida em equipe é o elemento central do Método Bandeirante. Na equipe, a criança, o adolescente e o jovem ampliam as relações interpessoais, o exercício do pensamento democrático, o comportamento solidário e cooperativo. Sua grande força é favorecer o desenvolvimento da responsabilidade, da participação, da liderança e do autocontrole, colaborando na formação do caráter e no conhecimento dos direitos e deveres.

 

Convivência Entre Jovens e Adultos

Dentro do Movimento, o adulto incorpora-se ao grupo como elemento de apoio e animação, e coopera para garantir espaço e favorecer a progressão permanente da criança, do adolescente e do jovem. A autoridade adulta existe como um serviço para a liberdade das crianças, adolescentes e jovens.

 

“Do exemplo pessoal dos coordenadores depende, em grande parte, seu êxito na formação dos jovens. É fácil transformar-se em herói para um menino e, ao mesmo tempo, em irmão maior do mesmo.”

Baden-Powell

 

Expressão e Simbolismo

A simbologia é uma característica da unidade do Movimento Bandeirante e diferenciadora dos outros movimentos de juventude. Constitui um marco simbólico para cada etapa de progressão alcançada em equipe ou individualmente.

 

“Mesmo os povos mais antigos tinham os seus sinais.”

Baden-Powell

 

Serviço na Comunidade

Aprender servindo é uma forma de conhecimento de si mesmo, de integração social efetiva, de estímulo à iniciativa e assimilação de valores tais como justiça, solidariedade e respeito aos direitos dos demais. O encontro com o outro é uma possibilidade de troca, de aprendizagem, de mudanças e do convite à doação espontânea de si. O serviço é incentivo à prontidão e à iniciativa coletiva e individual.

 

“No bandeirantismo, a educação procura substituir o ‘eu’ pelo serviço.”

Baden-Powell

 

Vida ao ar livre

A convivência com a natureza possibilita a descoberta de si mesmo como parte integrante do mundo físico e a conscientização de sua responsabilidade pelo seu equilíbrio. O contato com o mundo natural leva a criança, o adolescente e o jovem a percepção de outra dimensão além da tecnologia e do conforto material. Portanto, o consumo consciente e a preocupação com a sustentabilidade devem sempre nortear a vida da criança, adolescente e jovem.

 

“A atmosfera franca e alegre do campo, a camaradagem provocada pelo contato permanente com a natureza, as reuniões sob as lonas das barracas e em torno do Fogo de Conselho, inspiram uma atmosfera mais enriquecida do que qualquer outra.”

Baden-Powell

 

Aprender Fazendo

Outro elemento do Método é a educação ativa, onde a aprendizagem se faz através da observação, experimentação e da atividade individual, permitindo a criança, o adolescente e o jovem realizar por si mesmo, adquirir habilidades e experiências pessoais, além de desenvolver a autoestima e a criatividade.

 

“Não faça de modo algum o que deve ser feito pelos jovens; induza-os a fazê-lo.”

Baden-Powell

 

Autoprogressão

A educação é um processo permanente, que acontece todos os dias gradativamente. Nunca estamos prontos, sempre podemos melhorar em atitudes e aprender algo novo. A autoprogressão no Movimento Bandeirante é uma forma de permitir que cada criança, adolescente e jovem se desenvolva ao seu tempo. Cabe ao coordenador conhecer e acompanhar os Bandeirantes, valorizando os esforços e conquistas individuais e respeitando o processo de autoprogressão.

 

“Se queres triunfar na vida, se queres conquistar a felicidade, lembra-te de que és tu que deves conquistá-la.”

Baden-Powell